Sinopse:
O ser humano tem a tendência de não se preocupar com o futu-ro do planeta, não se preocupando com os recursos que um dia poderá se acabar, no entanto não sabem eles que não existe um ciclo de re-cursos e sim uma reciclagem que não é feita, pois agem como se fos-sem inesgotáveis.
A educação ambiental visa preparar o ser humano para um ca-minho de preservação da terra, com um nível educacional aparente. O trabalho em questão foi realizado no período de abril a setembro de 2001, onde foram abordadas: práticas ambientais, entrevistas, questio-nários, pesquisas e enfoques, sobre a metodologia empregada e parti-cipativa, realizada nos colégios seguintes: Arquidiocesano Pio XII, Nossa Senhora das Neves, QI-Sigma, Montessoriano Ebenézer, do ensino fundamental e médio, na cidade de João Pessoa, capital da Pa-raíba, região Nordeste do Brasil e este trabalho aconteceram em dois momentos, o primeiro momento aconteceu em abril, com entrevistas dos educadores e dos educandos, o segundo momento foi com os educandos, com as práticas, dinâmicas e entrevistas, sensibilizando os educadores e educandos.
Como resultado, identifi-cou-se a percepção da nova visão da educação ambiental, não em ní-vel de salvamento mais em nível de preservação, várias mudanças ocorreram com uma conseqüência do trabalho.