A Arte de Thiago Alves
Poemas & Cores - A expressão da alma.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
CRÔNICA POÉTICA
A literatura de cordel em alta, vive os seus dias de glória. Não conheço registro histórico de outro momento de tão fervoroso movimento e tamanha valorização do cordel. Evidência clara do gosto pela poesia popular tem tomado conta da população nas diversas faixas etárias e diferentes níveis e seguimentos da sociedade. Nos eventos literários de cordel apresentados em ambientes fechados ou abertos, a massificada presença do público tem se mostrada satisfeita. Assim sendo, a motivação às apresentações tem ascendido o gosto nos poetas a escreverem e declamarem suas literaturas com mais vida. Tem sido perceptível nos poetas, a inspiração soprada pelos ventos da vontade de escrever, que brota como as vertentes dos rios. A rima tem aparecido como água corrente, fluindo no pensamento dos poetas, que versificam tudo o que escrevem ou falam e alimentam o oceano das massas. No Nordeste brasileiro e especialmente no Vale do Paraíba, nas ruas, praças e nas escolas, trabalha-se, se brinca e ensinando-se o cordel. Cujo elemento nesses dias tem passado a ser o ingrediente que tem temperado os eventos diversos. Esse tipo de literatura que até então havia sido tão pouco divulgada, tem trazido alma nova aos “operários da rima”. Fazendo com que os poetas: repentistas, declamadores ou de gabinete, apostem nesse instrumento facilitador de transformação cultural. Esse segmento literário é vital na comunicação e tem inspirado nos últimos tempos, teses de doutorado e pesquisas no Nordeste do Brasil e em todo o país. A Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em pouco mais de dois anos tem mostrado um grande trabalho através do apoio ao desenvolvimento da cultura da literatura de cordel.
Esperamos que o cordel que outrora foi carregado sobre as asas de pequenos pássaros, a partir de agora, possa alçar vôos sobre asas condoreiras com garras e olhares de poderosas águias a disseminar "o gostar de ler" e a vontade de escrever.

Thiago Alves
A Arte de Thiago Alves
Enviado por A Arte de Thiago Alves em 14/04/2019
Comentários